O RETORNO


DE VOLTA...

Eu comecei esse blog lá na primeira metade da década passada. Tentei manter uma regularidade. Infelizmente, não consegui. Minha última experiência foi levá-lo para um site que eu mantive por alguns anos no qual eu colocava mais conteúdo, inclusive, um arquivo com o texto e um comentário sobre o evangelho do dia. Não me parece que houve muita adesão. Em todo caso, acho que foi uma fase maravilhosa porque me deu oportunidade de, todos os dias, fazer uma meditação de no máximo 4 minutos sobre a palavra e o testemunho de Jesus Cristo. Pretendo ainda continuar a experiência dessa meditação - necessária - no formato de podcast. Estou pedindo ajuda aos amigos que entendem melhor da ferramenta.

Mesmo aqui no blog, depois de tanto tempo, ainda não cheguei a um formato estável. Nos últimos anos deixei para ficar sob o nome de "Rafeiro" minhas partilhas sobre o que li, ouvi e vivi, e mais precisamente registrei pequenas resenhas de livros e filmes. Já pensei se não seria o caso de levar essas partilhas para as redes sociais, mas me pareceu muito invasivo. Deixo aqui no blog para reverenciar quem quer ler o que produzo e também porque aqui posso escrever um pouquinho mais, e mesmo que sejam curtos, seriam considerados "textões" nas redes. 

Quero também passar minhas impressões mais pessoais sobre o que acontece no mundo sem que com isso esteja exposto a um público que não me conhece e pode entender de forma equivocada. Confesso que não sei lidar com "haters". Se for para arrumar briga, prefiro ficar quieto. Isso não significa que meu sangue nao esquenta, que não fique indignado com os absurdos que nos acontecem todos os dias. Só não acredito que brigar ajude tanto, ainda mais que não tenho ferramentas nem emocionais e nem intelectuais suficientes para certos embates.

Aqui, quero me permitir falar de coisas mais íntimas como foi um papo que tive na semana passada com um dos meus sobrinhos. Ele me indagou sobre alguma coisa que preparava para o dia das mães e acabou me confessando que está empenhado em dar um testemunho de leitura para o seu filhinho. Eu o incentivei a fazer isso com dedicação. E ainda sugeri umas leituras mais agradáveis para que ele ganhasse o prazer da leitura e não ficasse vivendo um sacrifício de passar para o filho algo que não o conquistou. Acho que sempre vale a pena ler os clássicos mundiais da literatura. Qualquer dia desses vou desafiá-lo a ler Cervantes e Dostoievski. 

A editora pela qual publiquei meu último livro, a maquina de livros, me enviou de presente a biografia de Domingos Montangner. Estou lendo e ja entrevistei o autor para meu programa de TV. Esse Domingos foi um grande sujeito. Uma vida cheia de dedicação e disciplina. Ele morreu tragicamente nas águas do Rio São Francisco, em 2016, enquanto fazia a novela "Velho Chico", da Globo.

Vamos seguir.

Rafael Vieira
03.05.2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DE CU PARA A LUA

LAÇOS DE AFETO